Uma conversa sobre o papel das editoras universitárias na disseminação do conhecimento e da cultura


O encontro tem por objetivo a exposição de ideias sobre os desafios enfrentados na estruturação e desenvolvimento de editoras universitárias; o papel das redes de apoio; o estabelecimento das editoras no contexto das universidades federais; as dificuldades, os avanços e sucessos; as expectativas da comunidade universitária; as perspectivas para os próximos anos.


Entrevistador

Fernando Costa Mattos é professor Associado de Filosofia Moderna e Contemporânea na Universidade Federal do ABC, onde exerce, desde fevereiro de 2018, a Coordenadação da Editora UFABC (EdUFABC), tendo sido Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (2016-18) e o primeiro Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFABC (2015-16). Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2007), fez também mestrado em Filosofia (2001) e graduação em Direito (1997) nessa mesma universidade. É pesquisador do CEBRAP, onde realizou, junto ao Núcleo Direito e Democracia (NDD), pesquisa de pós-doutorado com bolsa da FAPESP (2007-2010), tendo feito três estágios na Humboldt-Universität zu Berlin. Publicou os livros Nietzsche, perspectivismo e democracia: um espírito livre em guerra contra o dogmatismo (Saraiva, 2013) e Da teoria à liberdade: a questão da objetividade em Kant (AM Ed., 2009), bem como diversos artigos sobre Kant, Nietzsche e Heidegger. Além disso, traduziu do alemão para o português a Crítica da Razão Pura (Vozes, 2012) e a Crítica da Faculdade de Julgar (Vozes, 2016), de Kant, além de outros livros (Habermas, Freud, Jhering) e artigos filosóficos.

Convidada

Adriana Capuano de Oliveira possui graduação em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade de São Paulo, USP (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (1997) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2004). Foi Visiting Scholar na UCSD (University of California at San Diego) no ano de 1998, participando de pesquisas no Center for Iberian and Latin American Studies (CILAS). Atualmente é Professora Adjunto na Universidade Federal do ABC, UFABC, tendo já lecionado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Campus de Franca), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Fundação Santo André (FSA). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC (PCHS) e membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFABC. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Migrações Internacionais: MIGREPI, e participa como membro do Grupo de Estudos sobre Diálogos Interculturais, GEDI, ligado ao IEA/USP (Instituto de Estudos Avançados da USP) e do Grupo de Pesquisas RedeMigra, ligado ao CIES/IUL (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa). Foi coordenadora da Editora UFABC (EdUFABC) de julho de 2015 a fevereiro de 2018.

Data e horário

6 de abril, terça-feira, às 18h

Canal de transmissão

Promoção

EdUFABC