PANTANAL

O bate-papo propõe um debate sobre o livro Pantanal, de João Farkas, lançado pelas Edições Sesc São Paulo, resultante de dez viagens realizadas pelo fotógrafo em um período de cinco anos à região. O livro apresenta imagens panorâmicas da flora e da fauna mescladas a retratos de pantaneiros, o bioma aparece em fotografias espetaculares e originais, mostrando por um lado as ameaças que sofre e, por outro, sua beleza que resiste.


Palestrantes

João Farkas, formado em Filosofia pela USP, com cursos complementares de fotografia no International Center of Photography e na School of Visual Arts (ambos em Nova York). Profissionalmente, foi editor da Revista Fotoptica e Isto É, tendo seus trabalhos publicados nos principais veículos da imprensa nacional e em importantes títulos internacionais. Em sua trajetória, participou de mais de 40 exposições individuais e coletivas nos principais museus brasileiros e em galerias, assim como no exterior, e seu trabalho integra o acervo de grandes coleções privadas e de reconhecidas instituições, como Masp, MAM-SP, MAMBA, Museu de Arte do Rio, Maison Europeénne de Photographie e International Center of Photography, entre outras. Pantanal é o quinto livro de fotografias do autor, que também assina Amazônia ocupada, Trancoso, Nativos e biribandos e Caretas de Maragojipe.

Rubens Fernandes Júnior, pesquisador e curador de fotografia. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atua como professor e diretor da área de Comunicação da FAAP. Autor de Papéis Efêmeros da Fotografia, editora Tempo D’Imagem (2915); Labirintos e Identidades – panorama da fotografia no Brasil [1946-98], editora Cosac Naify (2003), entre outros.

Mediação

Ana Carolina Ralston, atua como curadora de arte e jornalista. Foi diretora artística da Galeria Kogan Amaro, com unidades em São Paulo e Zurique, e curadora do museu FAMA, em Itu/SP, de 2018 a 2020. É redatora-chefe da revista Moda, publicação mensal que acompanha o jornal O Estado de S. Paulo, sobre moda e cultura. Foi editora sênior de cultura e lifestyle da Vogue Brasil, entre 2013 e 2018, e assinou as edições de 2019 da Harper’s Bazaar Art. Fez mestrado em jornalismo cultural pela Columbia New York University na Espanha e, atualmente, cursa pós-graduação em arte, crítica e curadoria na PUC-SP.

Apresentação

Eder Martins, mestre em História Social pela PUC-SP e pesquisador do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.


Canal de exibição

Promoção

Edições Sesc SP