LEITURAS PERIFÉRICAS – ENCONTRO LITERÁRIO COM OS ESCRITORES GERSON NUNES DE CARVALHO, JOSÉ SARMENTO E RONALDO VIEIRA


Leituras Periféricas é um encontro literário, aproximando autores e leitores, que apresentará três diferentes perspectivas do ser brasileiro, contadas a partir de personagens que vivem às margens, por autores que habitam a periferia paulistana e contam a História de nosso povo a partir dos olhares do sertão, da periferia, da aldeia. Neste encontro, teremos o lançamento dos livros: Ser-tão-nordestino… e onde mora sua liberdade, de Gerson Nunes de Carvalho; Os miseráveis da seca, de José Sarmento; e O antropólogo, de Ronaldo Vieira.


Palestrantes

Gerson Nunes de Carvalho, nascido em 1984, São Paulo, de família nordestina, criado pelos avós em Quijingue–BA, responsáveis absolutos por caminhos que, em sua maioria, ligados a movimentos escolares, religiosos, culturais e esportivos dentro das circunstâncias para, como eles diziam: “Aprender a Ser gente”. Ensino médio concluído em 2003. Ingressei na filosofia em 2005, não concluindo o curso, mas sempre buscando o saber. Desde muito cedo bebi das águas artísticas de Tio Wando. De esculturas às mais belas telas do sertão. Passei por movimentos de ocupação de terras e moradia popular. Hoje “apenas um rapaz” pai de quatro filhos, pintor que ganha a vida fazendo arte.

José Sarmento, paraibano. Aprendeu a ler aos quatorze anos. Graduado em história. Escritor de doze romances, entre eles a quadrilogia: Bixiga, um cortiço dos infernos; Paraisópolis, caminhos de vida ou morte; Ângela, um Jardim no vermelho e Os miseráveis da seca. Frequenta saraus das periferias e centro interpretando seus textos e de outros autores. Realiza palestras literárias e oficinas para alunos de escolas públicas, tendo como proposta incentivar a leitura.

Ronaldo Vieira, é escritor de prosa e poesia; Bacharel em Biblioteconomia com pós-graduação em Gestão de Patrimônio e Cultura; nascido em São Paulo autor de vários livros, entre eles: Formação e Desenvolvimento do Leitor: Os Sujeitos Envolvidos e Suas Responsabilidades (FiloCzar); Gestão do Conhecimento: Introdução e áreas afins (Interciência); Astolfo e o Pé de Eucalipto (Giostri); Introdução à Teoria Geral da Biblioteconomia (Interciência); Do Portal aos Sonhos (Scortecci).

Mediadora

Monica Aiub, doutora em filosofia (PUC-SP), editora.

Data e horário

10 de abril, sábado, às 15h

Canal de transmissão

Promoção

Editora FiloCzar