DEBATE ‘PARENTALIDADE E MAL-ESTAR CONTEMPORÂNEO’


O presente debate tem como objetivo apresentar a coleção Parentalidade & Psicanálise, lançada pela Autêntica Editora em parceria com a Revista Cult. Neste encontro, Daniela Teperman, Thais Garrafa e Vera Iaconelli discutem os conceitos abordados nos quatro volumes já lançados (Parentalidade, Laço, Gênero e Corpo), mostrando a importância de separar a temática da parentalidade de seu universo normativo.

Entendendo a parentalidade como a produção de discursos e as condições oferecidas pela geração anterior para que uma nova geração se constitua subjetivamente em determinada época, as organizadoras tomam da psicanálise seu saber sobre o exercício das funções parentais para entender a constituição do sujeito na família para além do universo pai-mãe-bebê.


Debatedoras

Daniela Teperman ‒ Psicanalista, mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) e doutora em Psicanálise e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Participa da equipe de pesquisa e é professora e supervisora do curso de Pós-Graduação em Parentalidade, Perinatalidade e Psicanálise do Instituto Gerar. É autora dos livros: Clínica Psicanalítica com bebês: uma intervenção a tempo (Fapesp/Casa do Psicólogo, 2005) e Família, parentalidade e época: um estudo psicanalítico (Fapesp/Escuta, 2014).

Thais Garrafa ‒ Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), psicanalista, professora e supervisora do curso de Pós-Graduação em Parentalidade, Perinatalidade e Psicanálise do Instituto Gerar, e supervisora clínica no projeto Com Tato do Instituto Fazendo História. Participa da Equipe de Pesquisa do Instituto Gerar. Foi professora do COGEAE/PUC-SP e do curso de Formação em Psicanálise do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP).

Vera Iaconelli ‒ Psicóloga, psicanalista, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e membro de Escola do Fórum do Campo Lacaniano SP. É diretora do Instituto Gerar de Psicanálise, colunista do jornal A Folha de S.Paulo, coautora do livro Histeria e gênero: o sexo como desencontro (Versos, 2014) e autora dos livros Mal-estar na maternidade: do infanticídio à função (Zagodoni, 2020), Criar filhos no século XXI (Contexto, 2019).


Data e horário

7 de abril, quarta-feira, às 19h

Canal de transmissão

Promoção

Autêntica Editora