DEBATE “OPERAÇÃO SECRETA ETIÓPIA-MARANHÃO: COMO UM ESTADO BRASILEIRO DRIBLOU O GOVERNO FEDERAL PARA COMPRAR RESPIRADORES PARA SUA POPULAÇÃO”


Em 16 de abril de 2020, o jornal Folha de S.Paulo publicou a seguinte manchete, que espantava pela incredulidade: “Maranhão comprou da China, mandou para Etiópia e driblou governo federal para ter respiradores – Depois de ter sido atravessado por Alemanha, EUA e governo federal, estado montou operação de guerra”. 

Naquele momento, em que todo o mundo já se encontrava alerta em função dos avanços da Covid-19, parecia surpreendente que um estado brasileiro se visse obrigado a adotar medidas tão drásticas para garantir, por si só, a compra de respiradores e máscaras de proteção. Mas foi o que aconteceu.

Este é o enredo de A Operação Secreta Etiópia-Maranhão: A guerra dos respiradores no ano da Covid-19, escrito pelo jornalista Wagner William. Neste debate, teremos a oportunidade de conhecer os bastidores e segredos da ação empreendida pela gestão do governador Flávio Dino (PCdoB) e que permitiu a importação de 107 respiradores e 200 mil máscaras para a população maranhense.


Convidado

Wagner Willian ‒ Nascido em São Paulo, em 1968, Wagner William é escritor, produtor de TV e jornalista. Ganhou o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos com a reportagem “O primeiro voo do condor”, publicada na revista Brasileiros, em dezembro de 2012. Com a mesma matéria, recebeu a menção Hors-concours do Prêmio de Jornalismo e Direitos Humanos. É também autor de O soldado absoluto: uma biografia do Marechal Henrique Lott e Uma mulher vestida de silêncio: a biografia de Maria Thereza Goulart.

Entrevistador

Paulo César Gomes nasceu em Brasília, é historiador e doutor em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e é autor de vários artigos acadêmicos. Em 2014, publicou pela Editora Record o livro Os bispos católicos e a ditadura militar brasileira: a visão da espionagem. É criador e editor do site de divulgação científica História da Ditadura: www.historiadaditadura.com.br.

Data e horário

9 de abril, sexta-feira, às 19h

Canal de transmissão

Promoção

Editora Vestígio (Grupo Autêntica)