Debate “Consciência fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização”


O presente debate tem como objetivo apresentar a obra do professor Artur Gomes de Morais, Consciência fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização, lançada pela Autêntica Editora para alunos de Pedagogia, Letras, Fonologia e Psicopedagogia e para professores da Educação Infantil e da Alfabetização.

Nesta conversa, o autor abordará questões de seu livro, seu campo de pesquisa, experiências e abrirá a conversa para perguntas do público. A proposta é responder a indagações como: “O que é a consciência fonológica? Que habilidades fazem parte dessa capacidade humana de refletir sobre as palavras e suas partes? No caso do português, quais são as habilidades de consciência fonêmica que realmente importam para uma criança se apropriar da escrita alfabética?”.


Palestrante

Artur Gomes de Morais é professor titular do Centro de Educação da UFPE, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e no CEEL- Centro de Estudos em Educação e Linguagem. Doutor em Psicologia pela Universidad de Barcelona (1996), fez pós-doutorados na mesma Universidade, no Institut National de la Recherche Pédagogique (Paris), na UFMG e na Université Paris XII. É pesquisador do CNPq desde 1997 e colaborou com o MEC em diversos programas.  É autor de diferentes livros, capítulos de livros e artigos científicos. Seus livros Ortografia: ensinar e aprender (1998) e Sistema de Escrita Alfabética (2012) foram selecionados e adquiridos pelo PNBE do Professor do MEC. Pela Autêntica, organizou e escreveu em coautoria os livros O Aprendizado da Ortografia (1999), Ortografia na sala de aula (2005), Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética (2005), A argumentação em textos escritos: a criança e a escola (2006), Alfabetizar letrando na EJA- Fundamentos teóricos e propostas didáticas (2010) e Ler e Escrever na Educação Infantil – Discutindo práticas pedagógicas (2010). As duas últimas obras também foram selecionadas e adquiridas pelo PNBE do Professor do MEC.

Entrevistadora

Clarissa Pereira é mestra em Educação, especialista em Alfabetização e Letramento e Pedagoga (UFRGS). Professora alfabetizadora e dos cursos de aprimoramento CAP (Curso de Alfabetização na Prática), POP (Programa Ortografia na Prática), MAP (Curso de Matemática na Prática) e PLEEI (Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil). Youtube e Blog Educacional: Clarissa Pereira Pedagoga.

Data e horário

5 de abril, segunda-feira, às 19h

Canal de transmissão

Promoção

Autêntica Editora