CICLO MUTAÇÕES – AINDA SOB A TEMPESTADE

A ascensão da extrema direita em várias partes do mundo, nos últimos anos, e o emprego crescente de práticas antidemocráticas trouxeram de volta à cena pública e ao debate político duas palavras que pareciam relegadas aos livros de história: fascismo e totalitarismo. O retorno desses termos às mentes progressistas mais ilustradas vem acompanhado da pergunta sobre as condições de seu emprego na descrição do mundo atual, bastante diverso daquele em que foram forjados. Esse é o pano de fundo dos debates que compõem este ciclo. A partir dele, seus participantes percorrem diferentes vias.


Vídeo 1

Palestrante

Vladimir Safatle, graduado em Filosofia pela USP e em Comunicação Social pela ESPM, mestre em Filosofia pela USP e doutor pela Universidade Paris VII. É um dos coordenadores da International Society of Psychoanalysis and Philosophy.

Mediação

Christian Dunker, psicanalista, professor de Psicologia da USP. Livre Docente em Psicologia Clínica, Pós-Doutorado na Manchester Metropolitan University. Membro de Escola do Fórum do Campo Lacaniano. Coordena o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise-USP.

Vídeo 2

Palestrante

Franklin Leopoldo e Silva, professor aposentado de Filosofia da USP. Professor Visitante na UFSCAR. Bacharel, mestre e doutor em Filosofia pela USP.

Mediação

Tania Rivitti, educadora com pós-graduação em Museologia (MAC-USP). Trabalhou nas Bienais de 1996 e 1998; no MASP e no Centro Universitário Maria Antonia-USP. Participa da gestão compartilhada do Ateliê397.

Vídeo 3

Palestrante

Luiz Alberto Oliveira, físico, doutor em cosmologia, pesquisador do Laboratório de Cosmologia Física Experimental de Altas Energias e professor de história e filosofia da ciência do Centro de Pesquisas Físicas — CBPF/CNPq.

Mediação

Rogério da Costa, filósofo, atual coordenador do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP, diretor do LInC – Laboratório de Inteligência Coletiva. Possui publicações nas áreas de redes sociais e biopolítica.

Vídeo 4

Palestrante

Helton Adverse, doutor em filosofia pela UFMG, da qual é professor. É pós-doutor pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais. Especializou-se em filosofias políticas renascentista e contemporânea, com ênfase na tradição republicana e no sentido político.

Mediação

Esther Solano Gallego, doutora em Ciências Sociais pela Universidad Complutense de Madrid. Profª de Relações Internacionais na UNIFESP e do Mestrado Interuniversitário de Estudos Contemporâneos de América Latina da Universidad Complutense de Madrid.

Vídeo 5

Palestrante

Pedro Duarte, doutor em filosofia pela PUC-Rio, onde é professor na graduação, pós-graduação e especialização em Arte e Filosofia. Foi professor visitante nas universidades de Brown (EUA) e Södertörns 85. (Suécia).

Mediação

Celso Favaretto, mestre e doutor em Filosofia pela USP; professor livre-docente aposentado; professor de pós-graduação na FFLCH e na FEUSP da USP; autor de livros, inúmeros artigos e ensaios em revistas e livros sobre arte contemporânea, cultura e educação.

Vídeo 6

Palestrante

Eugenio Bucci, jornalista, professor doutor da ECA-USP. Integra o Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta. Escreve para o jornal O Estado de S. Paulo e o site Observatório da Imprensa. Foi editor da revista Teoria e Debate. Colunista e crítico de vários jornais e revistas.

Mediação

Maria Cristina Castilho Costa, professora titular de Comunicação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Vídeo 7

Palestrante

Renato Lessa, professor titular de teoria política do Iuperj e do Depto de Ciência Política da UFF. É presidente do Instituto Ciência Hoje. Autor de diversos livros e ensaios sobre filosofia política.

Mediação

Paulo Endo, Psicanalista e professor Livre-Docente da USP, Coordenador do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Democracia e Memória do IEA/USP, membro da Unit Research on Dreams, Memory and Imagination Studies (Polônia), dos Territorios Clínicos de la Memória (Argentina) e da Memory Studies Association (Dinamarca/Holanda).

Vídeo 8

Palestrante

Olgária Matos, doutora pela École des Hautes Études, pelo Depto de Filosofia da FFLCH-USP e professora de Filosofia da Unifesp. Autora de diversos livros sobre filosofia. Colaborou na edição brasileira de Passagens de Walter Benjamin e prefaciou Aufklârung na Metrópole – Paris e a Via Láctea.

Mediação

Carla Rodrigues, professora de Ética no Depto de Filosofia da UFRJ, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia-UFRJ, onde vem se dedicando ao estudo do pensamento da filósofa Judith Butler.

Vídeo 9

Palestrante

Antonio Cicero, poeta e ensaísta. Autor de vários ensaios filosóficos. Organizador, com o poeta Waly Salomão, da coletânea de ensaios filosóficos O relativismo enquanto visão do mundo, participou de diversas antologias de poemas e é autor de inúmeras letras de música popular.

Mediação

Ligia Fonseca Ferreira, docente de graduação e pós-graduação em Letras da UNIFESP. Possui doutorado pela Universidade de Paris 3 – Sorbonne, sobre vida e obra de Luiz Gama, e pós-doutorado em epistolografia franco-brasileira pelo IEB-USP.

Vídeo 10

Palestrante

Maria Rita Kehl, psicanalista, doutora em psicanálise pela PUC e escritora. Autora de artigos na imprensa brasileira, escreveu ensaios em diversas coletâneas. Seus últimos livros são: Sobre ética e psicanálise (Companhia das Letras), Videologias (Boitempo) e O tempo e o cão (Boitempo).

Mediação

Heloisa Buarque de Almeida, professora da USP, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp. Atualmente Pesquisa nos seguintes temas: gênero, mídia, consumo, família, corpo, violência de gênero.

Vídeo 11

Palestrante

Newton Bignotto, doutor em filosofia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, e professor de filosofia política na UFMG. Autor de diversos ensaios, artigos e livros.

Mediação

Ana Lucia Pastore, Cientista social, antropóloga e advogada (USP). Atualmente é professora do Depto. de Antropologia (USP), coordenadora do Núcleo de Antropologia do Direito (NADIR-USP).

Vídeo 12

Palestrante

Pascal Dibie, professor na Universidade Paris VII Denis-Diderot, onde dirige o Laboratório de Antropologia Visual e Sonora do Mundo Contemporâneo. É diretor da coleção Traversées da Éditions Métailié.

Mediação

Eliane Robert de Moraes, professora de Literatura Brasileira na USP e pesquisadora do CNPq. Traduziu História do Olho de Georges Bataille e publicou diversos livros sobre o imaginário erótico nas artes e na literatura, entre eles a Antologia da poesia erótica brasileira.

Vídeo 13

Palestrante

Marcia Sá Cavalcante Schuback, professora titular de filosofia na Universidade de Södertörn (Suécia). Foi Professora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Possui uma extensa lista de publicação em várias línguas. É tradutora de várias obras de filosofia e poesia.

Mediação

Marcio Seligman, doutor pela Universidade Livre de Berlim, pós-doutor por Yale e professor titular de Teoria Literária na UNICAMP. Foi professor visitante em Universidades na Argentina, Alemanha, Inglaterra e México. É autor, entre outros, de O Local da Diferença.

Vídeo 14

Palestrante

Eric Fassin, professor de sociologia no Departamento de Ciência Política e co-presidente do Departamento de Estudos de Gênero da Universidade Paris 8. Foi professor na Universidade Brandeis, na Universidade de Nova York e na École normale supérieure em Paris.

Mediação

Fraya Frehse, professora livre-docente do Departamento de Sociologia da USP, onde coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sociologia do Espaço e do Tempo.

Vídeo 15

Palestrante

Oswaldo Giacoia Junior, professor do Depto de Filosofia da Unicamp. Doutor em filosofia na Universidade Livre de Berlim, publicou, entre outros livros: Nietzsche como psicólogo (Unisinos, 2004) e Sonhos e pesadelos da razão esclarecida (UPF Editora, 2005).

Mediação

Aurea Vieira, Gerente de Relações Internacionais do Sesc São Paulo. É licenciada em Filosofia e pós-graduada em Gestão Cultural pela FGV. Entre 2008 e 2009 coordenou o Ano da França no Brasil.


Canal de exibição

Promoção

Edições Sesc SP