Bate-papo com os autores Zé Bocca e Marcelino Xibil Ramos sobre “A arte de contar histórias em tempos de isolamento”


Bate-papo com Zé Bocca (autor do livro O bicho mais poderoso do mundo) e Marcelino Xibil Ramos (autor de O abraço) sobre os desafios da atuação profissional do contador de histórias no período de isolamento social. Autores também falarão sobre seus livros editados pela Aletria e contarão histórias ao vivo. O objetivo é levar conhecimento sobre essa prática ancestral da contação de histórias, além de oferecer histórias contadas ao vivo.


Participantes

Marcelino Xibil Ramos é graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. Desde 2008 viaja o Brasil pesquisando e contando causos. Com o espetáculo Causos de Brasêro já se apresentou em mais de 60 cidades do país. Participou de diversos festivais, feiras e simpósios de arte, literatura e contação de histórias. Atualmente reside em Ouro Preto e desenvolve trabalhos lítero-teatrais voltados a estimular sentidos e percepções, valorizando a ancestralidade. Na Aletria é autor de O Abraço.

Zé Bocca, nome artístico de José Antonio Carlos, é ator e contador de histórias. Iniciou a carreira artística em 1988, no Grupo de Intervenção Performática Olho da Rua, que reuniu jovens aspirantes a atores, cantores, educadores e músicos para divulgar poesia nas ruas e praças de Sorocaba e região. Trabalhou como ator nas companhias Tubarão, Piracicaba e Diesel 27. Fundou o grupo Teatro Histórias e Canções, que desenvolve trabalhos institucionais junto a empresas, com temas referentes à saúde e segurança do trabalhador.  Como contador de histórias já percorreu diversas capitais brasileiras. Também foi coordenador do Núcleo de Contação de Histórias da cidade paulista de Votorantim (2002 a 2012) e vencedor do Festival de Humor de Sorocaba, na categoria Causos e Mentiras, no ano de 2007. Em 2019 lançou o livro O Bicho Mais Poderoso do Mundo, pela Editora Aletria. Ministra oficinas e palestras sobre a arte de narrar histórias, junto a órgãos municipais, estaduais, federais, empresas privadas e ONGs. É representante regional da RIC (Red Internacional de Cuentacuentos).

Mediadora

Rosana de Mont’Alverne, sócia-fundadora do Instituto Cultural Aletria, que é editora especializada em literatura infantil e juvenil; escola de formação de contadores de histórias e produtora de eventos literários. Bacharela em Direito; Mestre em Educação, Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Especialista em Arte-Educação: da palavra oral à escrita. Contadora de Histórias profissional desde 1995; produtora e idealizadora de projetos de contação de histórias; autora de livros infantis e tradutora. Tem um amplo trabalho pela consolidação de políticas públicas do livro, tendo sido presidente da Câmara Mineira do Livro e hoje atuando como diretora da Liga Brasileira de Editoras.

Data e horário

5 de abril, segunda-feira, às 19h

Canais de transmissão

Promoção

Aletria Editora