Bate-papo com a autora Janaína Figueiredo sobre “Empatia e Inclusão: um convite a enxergar o outro através da Literatura”


Bate-papo com Janaína Figueiredo, autora de Nós de Axé e O fuxico de Janaína, publicados pela Aletria, e que em breve também lançará Formigável pela mesma editora. Como pesquisadora da linha de estudos de culturas afro-brasileiras, Janaína falará sobre como a literatura pode e deve ser um canal de temas como diversidade, empatia, inclusão e olhar para o outro.


Autora

Janaína Figueiredo, mestre em História e Doutora em Antropologia.  É pesquisadora associada aos grupos de pesquisas: O CERNe – grupo de pesquisa do Departamento de Antropologia da USP – e Azânia – grupo de pesquisa da Unilab/Ceará. Atua como colaboradora da ACUBALIN (entidade sem fins lucrativos) desenvolvendo e gerindo projetos sócio-educativos na área de relações étnico-raciais. É responsável pela organização da coletânea Nkisi na Diáspora: raízes religiosas banto no Brasil (ACUBALIN, 2013) e o livro Racismo e Educação: (Des)Caminhos da Lei 10.639/2003 (EDUC/FAPESP, 2015). Sua linha de pesquisa abrange os seguintes temas: religiões afro-brasileiras e literatura; Candomblé Angola; com recorte de gênero e raça. Percorre, igualmente, pela literatura escrevendo livros infantis como, O fuxico de Janaina (Ed. Aletria, 2015) e O meu avô é um tata (Ed.Pallas, 2018), Nós de Axé (Ed. Aletria, 2018), Boi de Conchas e outros Contos Caiçaras (Ed. Sowilo, 2019), Formigável (Ed. Aletria, 2021).

Mediadora

Rosana de Mont’Alverne, sócia-fundadora do Instituto Cultural Aletria, que é editora especializada em literatura infantil e juvenil; escola de formação de contadores de histórias e produtora de eventos literários. Bacharela em Direito; Mestre em Educação, Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Especialista em Arte-Educação: da palavra oral à escrita. Contadora de Histórias profissional desde 1995; produtora e idealizadora de projetos de contação de histórias; autora de livros infantis e tradutora. Tem um amplo trabalho pela consolidação de políticas públicas do livro, tendo sido presidente da Câmara Mineira do Livro e hoje atuando como diretora da Liga Brasileira de Editoras.

Data e horário

6 de abril, terça-feira, às 19h

Canais de transmissão

Promoção

Aletria Editora